Vila Real

O Caminho no concelho de Vila Real

Freguesias atravessadas

Parada de Cunhos, São Dinis, São Pedro, Nossa Senhora da Conceição, Borbela, Escariz, Vilarinho de Samardã e São Tomé do Castelo.

Nas margens do Rio Corgo, um dos afluentes do Douro, a cidade de Vila Real ergue-se a cerca de 450 metros de altitude, numa região que revela indícios de ter sido habitada desde o Paleolítico. Vestígios de povoamentos posteriores, como o Santuário Rupestre de Panóias, denunciam com segurança a presença dos romanos na região. Posteriormente, em 1289, por foral de D. Dinis (o primeiro dado por este monarca a Vila Real) é fundada a “Vila Real de Panóias”, numa elevação entre os rios Corgo e Cabril, zona actualmente designada por “Vila Velha”, e que deu origem à Cidade actual.
No entanto, desde cedo Vila Real sempre foi um ponto incontornável nas várias rotas que atravessavam a região, devido à sua localização estratégica, que faz a intermediação entre o litoral e o interior, e a região do Douro e a de Trás-os-Montes, a caminho da fronteira com Espanha, o que, a nível de trocas comerciais, lhe conferia uma importância determinante.
À importância estratégica desta posição, não foram alheias as rotas que levavam os peregrinos até Santiago de Compostela, atravessando outras localidades igualmente importantes do interior Norte Português. Foi ao longo do tempo que se foi constituindo, desta forma, o Caminho Português Interior de Santiago.
Atravessando o Concelho de Sul para Norte, o trajecto concelhio de Vila Real encerra em si três tipos de paisagem distintos: mais a Sul encontra-se uma paisagem de socalcos típicos do Alto Douro Vinhateiro, onde impera o xisto e a cultura da Vinha, para entrar em Vila Real, onde o território apresenta características marcadamente urbanas, e entrando, depois, numa zona de montanha, seguindo para Norte, onde, quase no limite do concelho, atravessa o Rio Corgo. Aqui, a imponência das Serras do Marão, mais ao longe, e do Alvão, mais próxima, conferem ao território uma configuração mais austera e rude, mas igualmente bela, em que por todo o lado estão presentes características de uma identidade rural bem marcada.

 

 

 

Vila Real


Ver Concelhio – VILA REAL num mapa maior