Concelho de Vila Real

IGREJA DE S. DINIS

A primeira referência a S. Dinis surge em 1297, altura em que neste local, para além da Capela de São Brás, havia uma outra, afeta à paróquia de Vila Marim. Mais tarde, depois de obras de ampliação, o templo passou a ter a forma que hoje apresenta.
As suas linhas austeras e destituídas de grandes elementos de ornamentação apontam para o estilo Românico, embora alteradas ao longo dos séculos com a introdução de diversos novos elementos. No seu interior esteve durante muitos anos a imagem de “N. Senhora a Branca” que esteve colocada por cima do pórtico das muralhas da vila primitiva. Atualmente encontra-se exposta no Museu da Vila Velha.
Coordenadas globais – 41º17`30.95“N | 7º44`47.01“O

IGREJA DE S. DOMINGOS (SÉ DE VILA REAL)

Igreja de São Domingos, atual Sé, foi mandada erguer, juntamente com o convento com o mesmo nome, no séc. XV, a mando dos religiosos de São Domingos, de Guimarães. A nível arquitetónico recebe influências de dois estilos: o Românico, que é o mais visível, bem patente na robustez e austeridade das suas linhas, e o Gótico. Na sua fachada podem ver-se imagens de S. Domingos, e S. Francisco de Assis. Em 1837 sofreu um grande incêndio que dizimou a maior parte do património que detinha no seu interior.
A torre foi acrescentada no séc. XVIII, e os vitrais foram colocados durante as últimas obras de intervenção (2001-2005). Está aberta diariamente ao culto.
Coordenadas globais: 41º17`46.36“N | 7º44`47.07“O

CAPELA NOVA / IGREJA DOS CLÉRIGOS

Como de certo já se apercebeu, está em pleno coração de Vila Real! Repare como a Capela Nova usufrui duma posição privilegiada no centro histórico, ostentando de forma singela a sua imponência, entre ruas com um cariz tradicional. Mandada edificar pela Irmandade de São Paulo, em 1639, a sua traça é atribuída a Nicolau Nasoni, e revela marcas típicas do Barroco: exteriormente, frontaria trabalhada, com majestosas colunas de cada lado do pórtico, frontão contra curvado com elementos dinâmicos, encimado pela estátua de São Pedro segurando a cruz papal, ladeado por dois anjos.
Relativamente ao interior, destacam-se o altar – mor e capelas laterais em talha dourada, e os azulejos representando cenas da vida de São Pedro e São Paulo. Repare no coro pequeno do lado direito; aponta-se como sendo o sítio onde anteriormente existiu um órgão.
Coordenadas globais – 41º17`50.51“N | 7º44`40.73“O

IGREJA DE SÃO PEDRO

A Igreja que lhe surge agora é um dos melhores exemplos religiosos do estilo barroco em Vila Real. Ao edifício original, construído em 1528, foram sendo introduzidas alterações de vária ordem ao longo do tempo, até apresentar a forma que hoje assume. De entre essas alterações, a maior parte delas feitas no séc. XVIII (daí se assumir de estilo Barroco) são de destacar o azulejamento da capela – mor, a introdução de painéis no tecto  e a construção da fachada. Depois de degustar toda a riqueza do interior, siga a nossa sugestão: invista uns segundos a contemplar a frontaria, admire a decoração abundante, aprecie as duas imponentes torres sineiras, que fazem desta Igreja o único exemplar deste tipo no centro histórico de Vila Real.
Coordenadas globais – 41º17`55.94“N | 7º44`36.80“O

IGREJA DO CALVÁRIO

O templo que olha neste momento foi construído em 1680 a mando da Ordem Terceira de São Francisco, que, depois de várias intervenções, apresenta a forma atual. Destacam-se, durante o séc. XIX a construção da sacristia e da torre sineira; a frontaria presume-se que tenha sido forrada a azulejo nos finais do séc. XIX ou inícios do séc. XX.
É no segundo fim-de-semana de Julho que, anualmente, a cidade de Vila Real se ajoelha perante a passagem do Senhor do Calvário, numa procissão que é tida como expoente máximo da Fé dos Vila-realenses. Aqui, são aos milhares os que acompanham a imagem desde a igreja do Calvário passando pela capela da Misericórdia e voltando ao ponto de partida, retribuindo promessas, ou, simplesmente, exprimindo a sua devoção.
O adro da igreja é um excelente miradouro. Comprove-o…! Dirija-se ao muro que, voltado de frente para a igreja, fica ao seu lado direito. Contemple o que a sua vista alcança.
Coordenadas globais – 41º18`02.24“N | 7º44`33.89“O