Concelho de Vila Pouca de Aguiar

CASTELO DE AGUIAR

O Castelo de Aguiar de Pena e o seu Centro Interpretativo são pontos de elevado interesse turístico, em Vila Pouca de Aguiar. Trata-se de um singular castelo roqueiro, cujas origens remontam aos sécs. IX/ X. As inquirições de 1220 referem uma fortaleza em funcionamento, que poderia integrar residência senhorial. Intervenções recentes facilitaram os acessos, implementando-se, no ponto mais alto, um miradouro sobre o Vale de Aguiar. O local está integrado na Rede Municipal de Percursos e inclui estacionamento e sanitários. Visitas guiadas sob marcação.
Coordenadas globais – 41°28ʹ09,87ʺ N  07°40ʹ48,38ʺ O

COMPLEXO MINEIRO ROMANO DE TRESMINAS 

O Complexo Mineiro Romano de Tresminas corresponde a um dos melhores exemplares da exploração das potencialidades do Noroeste hispânico por parte do poder imperial romano. Sob administração direta do fiscus, o ouro foi explorado mediante cortas a céu aberto, complementadas por poços e galerias subterrâneas, projetadas quer para o transporte de minério e estéril quer para o escoamento de água.
Simbiose entre paisagem e património cultural, a exploração aurífera de Tresminas permaneceu quase incólume ao tempo, tendo sido classificada como Imóvel de Interesse Público em 1997. A par do potencial arqueológico, apresenta-se único pelas características geológicas e biodiversidade que comporta, potenciada pela “construção” milenar deste monumento.
A visita ao Complexo Mineiro, com início no Centro Interpretativo de Tresminas, dura cerca de duas horas; os miradouros e caminhos pedestres sinalizados conduzem o visitante pelo interior da área mineira.
Contactos/ Horários Visitas Guiadas sob marcação – VitAguiar, E.M.: Tel. 259403133;
E-mail: geral@vitaguiar.pt